quarta-feira, 24 de março de 2010

Estrelas nas noites de Van Gogh...

REMETENTE: Rachel


DESTINATÁRIO: Vincent Willem Van Gogh

"Vincent querido,


Faz tanto tempo e nem sei por onde começar. Olho para o firmamento só para ver as constelações que pintavas, elas ainda cintilam, mas o homem apagou-se da minha existência.
Não consigo conter essa dor da tua partida repentina, sem um beijo ou um adeus. Gostaria de não relembrar-me das tragédias e brigas na casa amarela onde você e Paul Gauguin moravam.
Horrendo foi o instante em que me entregastes o lenço sanguinolento com a tua orelha decepada. Por que para mim? Foi o absinto, eu sei. Foi o desespero da solidão, eu sei. Não encontravas um caminho e caíste no sombrio abismo dos comedores de batatas. Estudavas a Bíblia para salvar almas, mas já estavas perdido.Sonhavas em ser um pastor, mas onde foram parar tuas ovelhas?
Tivemos bons momentos, meu ruivo amado. Por vezes, ficavas a desenhar no ar, com as mãos, as paisagens de Rubens, teu preferido. Confesso que não entendia os teus arroubos, apenas adivinhava a tua paixão incendiária no teu magro peito. Magros, éramos dois famintos que vivíamos às expensas de Theo, o caridoso irmão.
A barba por fazer, a cama tosca onde, nus, nos entregávamos ao prazer dos miseráveis. Dizias com ciúme que eu tinha outros, era verdade. Só te esquecias que tu foste o único que amei em silêncio, pois nessa vida que levo, não devo ousar amar. Chamam-me de prostituta, assim morrerei, foi meu destino.
Gachet, teu médico, não me deu certeza da tua recuperação, mas peço por ti em minhas orações.
E assim, sem saber se essa missiva chegará às tuas mãos manchadas pelas tintas, já estou me despedindo. Despedida definitiva, a tuberculose invade meus pulmões.
Só pretendo mesmo te dizer, Vincent, que nunca, nunca vou te esquecer...
Tua,

Rachel"



É ficção, minha gente! Essa carta nunca existiu. Motivos para fazer a postagem: Van Gogh nunca foi reconhecido em vida e jamais alcançou o amor das mulheres. Além do mais, meus ancestrais eram holandeses provenientes de Zundert na Holanda. Mais ainda, Aldoux Huxley reconheceu a transcendência metafísica na cor amarela que o pintor deixava explodir em suas telas.
Em "Sede de Viver", o filme que traça as biografias dos dois grandes, Van Gogh e Paul Gauguin, contamos com as interpretações marcantes de Anthony Quinn e Kirk Douglas e, de quebra, uma trilha sonora esplendorosa. Vincent merece!

Starry, Starry in Night...a música...


Estou tirando uns quinze dias ou mais para cuidar da vida real. Vai tudo bem! Não se preocupem!

Responderei aos comentários que porventura receber com o carinho e respeito de sempre...
As tulipas do Dr. Clusius não poderiam faltar aqui - ele foi o primeiro médico a fundar a primeira Universidade de Medicina do mundo e na Holanda. Os célebres Países Baixos da monumental engenharia dos diques para conter o avanço das águas são também um grande exemplo da luta de um povo por sua nação.