quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

O Bom Tirano

O Antropólogo Carlos Castañeda (quem nunca ouviu falar nele?) nas suas pesquisas de campo acabou se deparando com uma experiência que mudaria definitivamente o rumo de sua vida. Ao invés de ensinar aos "selvagens" aprendeu com os mesmos, nos passando, através de suas inúmeras e significativas obras, ensinamentos e vivências riquíssimas em conteúdo filósofico, humanístico, espiritual, tudo, enfim.
O velho índio Dom Juan, ao vê-lo agastado, chateado com as injustiças da vida, apenas o repreendeu assim:
"- Certa vez fui ser empregado na casa de uma senhora da nossa mais alta sociedade. Ela tratava-me como um escravo, a pior das criaturas. Mas eu a obedecia sempre, sem uma palavra ríspida sequer. Ao sair do emprego ainda lhe agradeci pelo que me fizera passar."
Castañeda estranhou o posicionamento passivo do Mestre, mas ele prosseguiu:
"- Meu filho, ela foi para mim uma "boa tirana" e ensinou-me como não se deve tratar o próximo. Não fora isso, como eu aprenderia o que é o Bem?"
Amigos, cito esses trechos de memória, e talvez não tenham sido exatamente com essas palavras, mas o que importa é a essência do aprendizado pelos quais passamos nessa vida de inúmeras provas.
Deparo-me a cada dia com tiranos de todos os naipes. É lógico que reluto em aceitá-los, mas aprendamos o mal para exaltarmos O BEM. O mal, dificilmente, será extirpado dessa terra, mas a semente do BEM estará sendo lançada aqui e acolá.
Um dia, aguardemos, ela brotará e nos dará sombra e doces frutos. Não iremos desistir, jamais!
Não sou dada a ficar me lamentando por problemas de cunho pessoal, mas hoje um acontecimento abalou demais minha família. Minha sobrinha teve que ser submetida, às pressas, a uma cirurgia e está no CTI. Felizmente, já se recupera bem, mas inspira cuidados. Vai superar, é uma criança amada por nós e por Deus, aliás, como todas as crianças e seres bons e inocentes.
A música de hoje não poderia deixar ser outra além de "Foi Deus" com a saudosa Amália Rodrigues.