sexta-feira, 21 de novembro de 2008

E LÁ VEM FRANCISCO!


A campainha tocou lá pelas horas do almoço. Meu Deus, quem será? O arroz no fogo, vai queimar!
Corro para o portão, portão aberto: ele aparece, se veste de um hábito de algodão grosseiro e muito gasto, magro, rosto encovado, parece-me envelhecido para sua meia-idade...
- Frei Francisco! Lanço-me em seus braços e que abraço sem fim, gostoso, sem pressa, ele nunca se apressa. Em seguida, detém o olhar no gato que se espreguiça no gramado e o sem vergonha (do gato) começa a lhe fazer gracejos, miando e rolando pelo chão verdinho da grama ainda molhada pelo orvalho da manhã.
Peço-lhe licença e vou fazer um cafezinho forte - seu preferido -, volto com a bandeja e o que vejo? Pássaros, muitos e variados; bem-te-vis, sabiás de laranjeira, beija-flores, bicos-de-lacres e todos naquela cantoria "enlouquecida" em torno da sua cabeça e ombros. Penso: "- Esse é o meu velho Chico, sempre a atrair os passarinhos".
Do bolso do hábito saca um livro manuscrito e de papel reciclado, estendendo-o para mim. O título em letras azuis e maiúsculas: " Cura-te Através dos Animais." Agradeço-lhe muito feliz e feito crianças, nos sentamos na grama com a bicharada, pois a essa altura até a cadelinha poodle, Baby, já veio ter conosco, digo, com ele. Late, cheira-o e dá um pulo enorme até seus lábios para beijá-lo. Menininha sapeca, essa Baby!
Mal começo a folhear o precioso presente e ele mesmo, se antecipando à leitura que faria, vai-me narrando na sua voz pausada, com um leve sotaque estrangeiro e, melhor, euforicamente...
Olha para o céu onde os raios do sol atravessam as nuvens e saúda o "Irmão Sol", depois me recomenda que não deixe de cumprimentar, à noite, a "Irmã Lua"...o café esfriou, intocado.
IRMÃO FRANCISCO NÃO NECESSITA MAIS DOS ALIMENTOS TERRENOS!

------------------------------------------------------------------

É óbvio que é uma simples ficção para ensejar e exaltar o exemplo de vida de um Homem que se despojou de todos os seus bens terrenos e buscou a vida verdadeira, aquela que está além da caverna platônica, onde habitamos por medo,
FRANCISCO NÃO TEVE MEDO DA LUZ...

-------------------------------------------------------------------

Na realidade, vários tratamentos já são recomendados com base na convivência com animais:

GOLFINHOS: para crianças autistas...


CÃES: sua saliva auxilia no tratamento do câncer de pele...

GATOS: limpam o ambiente dos ratinhos de esgoto e pragas como baratas...e são uns amores!


PÔNEIS E CAVALOS: também tratam crianças mentalmente afetadas...


CASTORES CANADENSES: ótimos construtures e arquitetos...


PÁSSAROS: esses são a ALEGRIA VIVA sobre a terra, mas não tentem aprisioná-los, eles detestam gaiolas e são muito desconfiados. Com razão, não é mesmo? Com a raça humana não se brinca! Não era mesmo o Filósofo Thomas Hobbes quem dizia a célebre frase que:


" O HOMEM É O LOBO DO HOMEM?"


Os lobos não merecem isso, pois são os antepassados dos cães, nossos mais fiéis amigos!


TCHAU!!!

-----------------------------------------------------------------------------

SOLIDARIEDADE AO POVO DE SANTA CATARINA



PROPONHO AOS AMIGOS BLOGUEIROS QUE PROCUREM OS MEIOS POSSÍVEIS DE AUXILIAREM AOS DESABRIGADOS QUE JÁ PASSAM DE 60.000 E QUE FORAM ATINGIDOS DURAMENTE PELAS CHUVAS EM TODO O ESTADO DE SANTA CATARINA.

"Ninguém é tão rico que não precise de ajuda; e ninguém é tão pobre que não possa ajudar."

(Dom Hélder Câmara)

"Quem não vive para servir, não serve para viver!"

(Francisco de Assis)

-------------------------------------------------------------------

POR FAVOR, QUERIDOS, SIGAM AS DICAS DA MIRIAM, "ESSÊNCIA PURA", ELA RESIDE EM FLORIPA E ESTÁ VENDO E VIVENDO DE PERTO ESSE DRAMA BRASILEIRO COM CARACTERÍSTICAS DE UMA "TSUNAMI". OBRIGADA! Vanuza

"Querida Vanuza

Como te agradecer por esse apoio a mim e ao meu Estado de Santa Catarina...não podes imaginar como esse tipo de ajuda é necessária...li o seu post e lhe digo que toda a ajuda que poderem arrecadar será bem vinda....procurem a Defesa Civil, deixem nas Prefeituras, nas Secretarias Municipais e Estaduais que eles mesmo se encarregam de mandar para a Defesa Civil de Santa Catarina...Realmente é desesperador toda essa situação e infelizmente (ou não) o que é mostrado nas televisões é bem mais ameno do que a realidade...Ainda a pouco a chuva começou a cair de novo, aqui na Ilha, onde tivemos um caso fatal, é como se cada gota fosse uma punhalada...ficamos pensando nos outros irmãos que sofrem por ter perdido tudo.... Meu empenho agora, como em 1983, onde tbem senti de perto esse desespero, é total...Obrigada por tudo Fica em paz Beijo de esperança Miriam"


OBS.: AS CHUVAS AINDA NÃO CESSARAM E O NÚMERO DE VÍTIMAS CRESCE ASSUSTADORAMENTE. AJUDEM, DE QUALQUER FORMA QUE PUDEREM!

DADOS MAIS COMPLETOS DE AJUDA, ACESSEM O SEGUINTE BLOG:

http://ladopensante.blogspot.com/

VEJAM TAMBÉM ESSE LINK DA REAL SITUAÇÃO CATASTRÓFICA DE SANTA CATARINA, QUE ME CHEGOU POR E-MAIL DA MORADORA, BLOGUEIRA E AMIGA, MIRIAM, "ESSÊNCIA PURA".

http://www.clicrbs.com.br/diariocatarinense/jsp/default.jsp?uf=2&local=18&section=capa_online