segunda-feira, 13 de outubro de 2008

CINEMA: LA REINA DEL TRÓPICO

Eu ainda tenho comigo um velho baú de vime...Lá, guardei meu primeiro caderno de Poesias, meu diário de capa cor-de-rosa e velhas cenas de muitos, muitos filmes...
Hoje vou focalizar apenas uma cena de um deles:
" LA REINA DEL TRÓPICO"
Meus olhos de criança penetravam na magia da tela do cinema enquanto uma mulher em plena floresta tropical, dançava freneticamente ao som de tambores tocados por negros de ébano com seus troncos fortes, brilhantes e nus.
A "RAINHA DOS TRÓPICOS" como que entrava em espamos e convulsões com o calor das chamas da fogueira e nessa sua dança ia remexendo os ombros loucamente, o mesmo acontecendo à sua cintura fina parecendo quebrar-se com a câmera a lhe percorrer o corpo perfeito e sensual; os pés descalços, sapatevam no chão de terra. Não, não estava nua, trazia colada à pele morena um vestido curto, cor da pele e delicadamente rasgado, desfiado.
Os cabelos negros empapados de suor e os lábios exuberantes, polpudos e vermelhos naturalmente, deixavam entrever os dentes alvíssimos.
Não sei dizer, não me perguntem quanto tempo durou aquela cena, pois para mim vai durar para sempre! Por isso, estou aqui hoje, abrindo o velho baú para apresentar-lhes a atriz, dançarina e rumbeira, MARÍA ANTONIETA PONS, uma cubana que encantou toda uma geração. Uma vida particular discretíssima, avessa à imprensa e escândalos. Não se sabe exatamente seu paradeiro, apenas que há poucos anos atrás esteve no Brasil sem se deixar fotografar, pois artistas pertencem a um Olimpo especial e nunca envelhecem.
Um pequeno tributo, uma homenagem singela e sincera a uma pessoa que, um dia, alegrou a minha vida e os meus sonhos de menina.
O filme é de 1945, mas só fui assisti-lo anos depois, nessa data ainda não havia aberto os olhos para o mundo, embora hajam pessoas por essas bandas virtuais que me atribuam a idade de Matusalém. Risossss... Quisera! Naquele tempo não havia net, haviam Sonhos e Artistas excepcionais...
Ainda há muita coisa a ser descoberta no fundo mágico desse baú, aguardem!



PRAIA DE HAVANA, CUBA



BAÚ MÁGICO

FOTO: MARÍA ANTONIETA PONS (imagens do Google)


-----------------------------------------------------------------------------------------------

CARINHO ESPECIAL À AMIGA E POETA:


GRAÇA MELLO QUE CANTA EM VERSOS, COMO NINGUÉM, A MAGIA DO MAR...


°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°

ESCLARECIMENTOS NECESSÁRIOS

1- O CONTRADITÓRIO DAS PARTES:

Esse é um dos principais instrumentos jurídicos que aprendemos numa Faculdade de Direito e, apesar do termo pomposo, significa apenas o seguinte: OUVIR AS PARTES ENVOLVIDAS NO LITÍGIO que podem ser duas ou até mais. Para tanto, existem as audiências onde numa só mesa ficamos frente a frente com os nossos "rivais" , ou seja, réu e autor e mais seus representantes legais, os advogados.

Aí, me pergunto: por que não trazemos esse salutar PRINCÍPIO para a nossa sociedade? Por que quando ouvimos uma calúnia não procuramos, no mínimo, ouvir o caluniado? É simples, chegamos perto da pessoa citada e perguntamos: "- Zezinho, é verdade que você bateu mesmo no Joãozinho?" Dependendo das duas respostas, as confrontamos e tiramos nossa conclusão, mas essa não é a nossa realidade. Ouvimos o Joãozinho que diz que apanhou e deixamos o Zezinho com a culpa e com a má fama de brigão. No Direito, se você faz uma prova e não FUNDAMENTA seu raciocínio vai tirar um zero bem redondinho.

°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°

2- REGRAS DE CONDUTA

POR FAVOR!

COM LICENÇA!

OBRIGADA!

TUDO BEM?

OI!

OLÁ!

BOM DIA!

BOA TARDE!

BOA NOITE!

PRECISA DE AJUDA?

Também parece simples, não? Não, não é simples porque somos egocêntricos, orgulhosos e complicamos tudo. Vou exemplificar de novo: havia um artista plástico muito famoso chamado Iberê Camargo, não saía da mídia, sempre dando entrevistas. Certa feita, ele estava andando na rua (armado) e levou um "encontrão" de um rapaz; engenheiro e pai-de-família. Iberê não pensou duas vezes: sacou da arma e matou o pobre homem. Ainda ouvi no rádio a entrevista da viúva do engenheiro que chorava pela perda do esposo. Iberê foi preso e sua arte tão interessante ficou esquecida, foi para o túmulo junto com o seu criador. Quem saiu ganhando nisso tudo?

°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°

AMIGOS SÃO PROPRIEDADES?

NÃO! Até a LEI CIVIL nos descreve o que são "bens fungíveis" e "infungíveis" e nessa tipificação não encontramos o "OBJETO AMIGO" . O que vemos no CÓDIGO PENAL é a descrição pormenorizada DOS DIREITOS DA PESSOA, onde, até cortar um fio de cabelo de um ser humano, sem a sua aquiescência, se constitui em CRIME.

°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°

RENATA E EU: uma amizade que não prosperou; os motivos, prefiro guardá-los comigo por questões estritamente ÉTICAS. O que nos dissemos em confidências jamais será revelado; detesto essa coisa asquerosa de mostrar e-mails e pinçar frases das pessoas em momentos de "violenta emoção". Ora, quando ficamos coléricos e raivosos dizemos bobagens mesmo e até xingamos. Por que não? Somos seres humanos e não podemos passar a falsa imagem de "bonzinhos" o tempo inteiro. Não sou boazinha, só procuro não ser INJUSTA, eu disse, PROCURO, porque ninguém chegará jamais a ser justo. Volto a repetir: JUSTO, SÓ DEUS!

AMIGOS DA RENATA SÃO SÓ DELA? MEUS AMIGOS SÃO SÓ MEUS?

ISSO DEPENDE ÚNICA E EXCLUSIVAMENTE DA LIVRE VONTADE DELES! E FIM!

AS RESENHAS DOS FILMES SÃO EXCLUSIVIDADE DA RENATA? DA VANUZA? DO "ZÉ DAS COUVES"? NÃO!

RENATA TEM SEU ESTILO E A TODOS FOI DADO "UM DOM"...

NOS RESPEITEMOS MUTUAMENTE, SÓ ISSO!

SE EU TE COMENTO, RETORNE SE QUISER, MAS...POR EDUCAÇÃO, RETORNE! PESSOALMENTE, NUNCA DEIXEI DE COMENTAR NINGUÉM! SOU ORIGINÁRIA DE UM SITE DE LITERATURA ONDE AS COISAS NUNCA FUNCIONARAM BEM...FIZ ALGUNS TEXTOS DE TOTAL REPÚDIO E FUI EXPULSA! SIM, O SITE ME EXPULSOU PORQUE SE RECUSOU A FAZER UMA AUTOCRÍTICA SÉRIA DO SEU PROCEDIMENTO; ERA E É MAIS FÁCIL PARA ELES DISPENSAR PESSOAS COMO SE JOGAM PAPÉIS HIGIÊNICOS NA CESTA DE LIXO...POR ISSO, ESSA EXPULSÃO NÃO É UMA MÁCULA NO MEU CURRÍCULO, É, AO CONTRÁRIO, UMA LIBERTAÇÃO, UM TROFÉU, UM PRÊMIO!

E COMO DIRIA GROUCHO MARX: " NÃO PERTENÇO A UM CLUBE QUE ME ACEITE COMO SÓCIO!" Rssssss

Cansei, gente! Como é difícil a gente se defender de crimes não cometidos! Aliás, o nosso Brasil é o único lugar no mundo em que a vítima vira bandido...Tudo bem!!!

Concordem ou discordem, vou liberar geral, viu, DUDU, CRIS E SR DO VALE que não me permitiram o diálogo!!!MAS, MANIFESTEM-SE AQUI, SE QUISEREM!

RENATA, TUDO LIMPEZA! SOU SINCERA: SÓ NÃO FREQUENTAREI SUA PÁGINA PORQUE NÃO HÁ "CLIMA" PRA ISSO, CONTINUE SEU TRABALHO E SEJA FELIZ!

BRIGADUUUUUUUUU GENTE BOA QUE ME ATURA: MARTHA, BETO, KÁTIA, CARMELITO, ANDERSON, MIRIAM, GRAÇA, FRANCINE, DANIEL...MAS É MUITA GENTE BOA!!!

AVISO: ESSA SOU EU NA PRÓXIMA ENCARNAÇÃO