quinta-feira, 17 de julho de 2008

A COR INEXISTENTE EXISTE?

"DA COR À COR INEXISTENTE"
Israel Pedrosa, artista plástico e pesquisador, observando uma paisagem no Rio de Janeiro, percebeu que num barranco, havia um varal com lençóis brancos estendidos. Daí, veio um vendaval que balançava os alvos tecidos e ocorreu um fenômeno: ele visualizou uma cor violeta a qual "batizou" de COR INEXISTENTE. Escreveu um livro a respeito que deveria servir de base para todos os que tentassem se iniciar na ARTE DE PINTAR.
Estudo para cores número 1
Por: Vanuza
Obs.: Sabemos que as cores só afetam a nossa visão psicologicamente e que o espectro de cores vistas pelo olho humano é ínfimo diante do quadro de largo espectro existente. De qualquer forma, a descoberta de Israel Pedrosa sempre me intrigou: SERÁ QUE A COR INEXISTENTE, EXISTE?
Por muitos anos, fui "pintora autodidata"; sonhava com os quadros já prontos e tentava passá-los para a tela, mas só me aproximava dos sonhos, o que já considerava uma grande vitória. Estudei as principais "escolas de pintura" e caí de paixão pelos IMRESSIONISTAS, em particular, por Monet e o "louco holandês", Van Gogh, miserável até o fim, sem vender um quadro sequer e hoje, contradição das contradições, seus Girassóis são avaliados por milhões de dólares. Atualmente, só penso em fazer experimentações com as cores, todas que vejo e as que imagino...


UMA CURIOSIDADE: MONET era portador de uma doença na visão que o fazia enxergar o mundo com reflexos amarelos. Como a Escola Impressionista "libertou a luz", esse detalhe não se tornava um estorvo na sua arte, muito pelo contrário, pois o amarelo foi usado de forma total por todos os impressionistas, em especial pelo próprio Van Gogh. Resolvi acrescentar essa curiosidade após a leitura do comentário do meu amigo Daniel, ao falar de um amigo daltônico. E se fôssemos abordar a cegueira? Há cegos que vêem e há quem tenha olhos perfeitos, mas preferem a escuridão... Mas essa, já é uma outra história!