terça-feira, 20 de maio de 2008

TULIPAS...ONDE FICAM?

Bem, elas ficavam lá na distante e oriental Turquia, "primas" das mal sinadas papoulas. É...aquela história do ópio, etc. e tal. Tão lindas as papoulas! Como as amo, mas como as perseguem pelo vício humano e a natureza sempre "paga o pato".
AS TULIPAS: foi numa tarde qualquer de um dia e ano idens. Não gosto de datas, nem dados exatos. Surge na telinha da TV um documentário sobre CLUSIUS. Não o conhecem? Nem eu o conhecia até àquele momento...e o programa foi se desenvolvendo bem e tão estranhamente tocante que, repentinamente, minha alma, meu ser interior já a ele se mesclava.
CLUSIUS foi o primeiro médico da primeira Universidade de Medicina da Europa, localizada em Leiden, na Holanda (tenho um pouco de sangue de lá, pouquinho só). Esse Sábio, botânico excepcional em uma de suas inúmeras viagens, trouxe da Turquia, bulbos (batatas) de uma espécie de flores que o encantaram incrivelmente e ao chegar à sua Universidade as depositou em canteiros bem adubados.
Viraram "febre" nos Países Baixos as exóticas TULIPAS e, a tal ponto que influenciaram até na cotação da bolsa de valores. Dívidas eram pagas sob a forma de bulbos raros; jardins eram saqueados na calada da noite e essa FLOR tornou-se para a Nação Holandesa um dos seus maiores Símbolos Internacionais. Hoje, plantações gigantescas são feitas e exportadas do solo holandês, mesmo sob o perigo - já controlado - da invasão do mar.
E na antiga cidade de LEIDEN, onde o grande Rembrantd criou sua ARTE para a posteridade, ficou guardada, na memória do seu povo e na Universidade os antigos canteiros de plantas medicinais de CLUSIUS e suas...TULIPAS.
Tulipas são tratadas como flores "nobres" e muito cobiçadas ainda na atualidade, mas para mim, elas têm um significado muito mais pessoal e oculto que não saberia explicar.
Só sei dizer que as mesmas vão além, muito além do que tentei lhes dizer...
-----------------------------------------------------------------------------------------------
As fotos abaixo correspondem: 1- CIDADE DE LEIDEN, NA HOLANDA;2- PINTOR REMBRANDT;3- CLUSIUS;4/5/6- IMAGENS DE TULIPAS.